terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nome do Primeiro Intendente e o Período de sua Gestão

Foi comissionado a função de intendente pelo então governador do Estado de Minas Gerais, Jucelino Kubitscheck, o Sr. José Gomes Franqueira, que administrou o Minicípio de 1º  de Janeiro de 1954 á 02 de Fevereiro de 1955, quando toma posse o primeiro prefeito eleito de Dom Viçoso.

Data da Primeira eleição e nomes do Primeiro Prefeito, Vice e Vereadores Eleitos e Período de Gestão

A primeira eleição se realizou em 03 de Outubro de 1954. O povo foi ás urnas para eleger prefeito, vice e vereadores que seriam nove.Os candidatos a prefeito foram os senhores Waldemar de Oliveira e Sebastião Pereira Maduro. Na época não havia compra de votos e as campanhas políticas eram acirradas e entusiasmadas, gerando brigas e confusões até nas famílias. Venceu as eleições o Sr. Waldemar de Oliveira, seu vice o Sr Moacir Ribeiro Pereira e os Vereadores: José Cândido de Castro, José Francisco Sobrinho, José Custódio Palma, Afonso Chaves Sobrinho, Joaquim Ramos de Oliveira, José Pereira de Castro, José Antônio Ribeiro, José Luiz da Silva e Salvador José Melo. Tomaram posse em 02 de fevereiro de 1955 e terminaram o mandato em 1958.

Realizações da Figuras Exponenciais

Em 1953, os vereadores de então Vila do Rosário de Dom Viçoso, eram os representantes da citada Vila na Câmara Municipal de Carmo de Minas. Eram os senhores Waldemar de Oliveira, Joaquim Ramos de Oliveira, do partido do PSD e José Antônio Ribeiro e Zequinha Martins eram do PR. Essas pessoas fizeram o pedido de Emancipação á Câmara do estado de Minas Gerais para a decisão final. Foram apoiados pelo Deputado Estadual Cornélio Dias de Castro e tiveram a sanção do Governandor de Minas Gerais na época, o Dr. Jucelino Kubitscheck.
Havia também na época pessoas contra a emancipação, destaca-se a ação do Sr.José Pereira que realizou um abaixo assinado para colocar-se contra. 
Destacam-se também como benfeitores de nossa cidade: 

Sr. Custódio Teodoro Ribeiro de Carvalho, doou o local e o manancial de águas para a usina de eletrecidade. E hoje, parte da cidade ainda é abastecida pelas água deste manancial.

Sr. Cândido Pereira de Castro e José do Patrocínio dos Santos também fizeram doação de seus direitos sobre o Córrego Maria Pinto para o abastecimento da cidade.

Sr. José Antônio Ribeiro, o "Sô Zé Marcelino" apoiado pelas pessoas ilustres de sua época: Waldemar de Oliveira, Nadra Lage , Aracy de Oliveira, José Coli e Joaquim Ribeiro de Carvalho idealizaram e concretizaram o sonho da construção de uma nova praça. E assim em 07 de Setmbro de 1941 foi inaugurado com uma grande festa o novo jardim da praça de Dom Viçoso. Homenagiando também a figura de seu doador Dr. Augusto de Alkimim cujo nome deram á praça.

Vista do jardim da Praça com os dizeres: "Ame Dom Viçoso"




Maestro Zacarias Lucas- animava a cidade com sua banda e seu carisma para a música, até hoje é lembrado pela cidade. A corporação musical que comandava chamava-se São Benedito e hoje a banda da cidade chama-se Banda Musical Maestro Zacarias, em sua homenagem.

Waldemar de Oliveira - farmacêutico conceituado e de confiança dos moradore s de Dom Viçoso, trabalhou ardentemente pela emancipação política de Dom Viçoso. E esteve a frente do governo municipal como prefeito por dois mandatos.

Cônego José Divino, saudoso vigário, simples, modesto, destacava-se  pelo seu entusiasmo e garra com que se dedicava em favor das obras e realizações em prol de sua Paróquia  do Rosário de Dom Viçoso, tendo sempre uma especial atenção aos pobres e desempregados, contrastando com seu porte físico fraco e doentio, um gigante incansável na luta pelas suas aspirações cristã.

Maria Pereira Gondim entrou para a história de nosso município como grande benfeitora e doadora do terreno onde hoje está construída a Escola Estadual Cônego José Divino, doação que foi efetivada na gestão do Prefeito João Pereira de Castro.


João Pereira de Castro, destaca-se também como figura da história de nosso município que juntamente com toda sua família muito colaborou com o progresso dessa terra. É seu o mérito de doação do relógio da Igreja Matriz.
Destacou-se quando prefeito realizando muitas obras básicas para o desenvlvimento de Dom Viçoso.

Muitos outros vultos do passado e do presente merecem serem homenageados por seus ideais, benfeitorias. São dignos do reconhecimento do bem que fazem.
Todos construímos História.

Texto de Terezinha de Jesus Nogueira Negreiros Rosa.



João Pereira de Castro (Imagem do Arquivo da E.M.João Pereira de Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário