segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dom Viçoso: Histórico de sua criação

Sua povoação se iniciou em 1840 em torno de uma fazenda de propriedade do casal Dr. João Capistrano de Macedo Alkimim (natural de São João Del Rei) e de Maria Augusta Cesarino Ribeiro (natural de Pouso Alto). Este foi o núcleo em torno do qual se desenvolveu o povoado.
A povoação prosperou-se imediatamente, tão grande foi o número de pessoas que aqui veio residir.
Em 1840 moravam neste povoado as seguintes pessoas e famílias: Manuel Luiz de Souza, a Sra Ana Inácia Ribeiro, Sr Dâmaso Gaspar de Morais, Sra Alexandrina Maria de Jesus, Sr. José Rodrigues de Freitas.
Sra. Gertudes Maria de Jesus, Sr. Manoel Jacinto, Sra Maria Floriana, Sr.Manoel Ribeiro da Silva, Sra Tereza Gomes, Sr. João de Andrade, Sra Maria Balbina, Sr.Domiciano de Paula e Souza, Sra.Ana Joaquina Placidina, Srs.Antônio de Pśdua Ribeiro, Antônio José de Souza, Inácio José Nogueira de Souza, Manuel Francisco Gomes. Todos estes podem ser considerados os primeiros habitantes do lugar.
Logo depois apareceram as família: Abreu, Almeida, Alvarenga, Andrade, Carneiro, Carvalho, Corrêa, Ferreira, Freitas, Gouvêia, Guimarães, Lima, Nogueira, Oliveira, Palmeira, Pereira, Pinto, Ribeiro, Rodrigues, santos, Silva, Souza, Teixeira e outras.
Crescendo o lugar, passou a haver certa divergência entre moradores e o pessoal da Fazenda,que então Dr. Capistrano resolveu construir um oratório de caráter semipúblico em sua Fazenda.Este oratório também se chamou Nossa Senhora do Rosário.
E com a instalação do Cartório houve transferência do local da sede do Bairro Viçoso Velho para o local atual, sendo que a doação do terreno para a nova sede do topônimo fio feita por Dr. Augusto de Alkimim.

Imagem do Arquivo Pessoal de Denise Ribeiro de Souza
Texto de Terezinha de Jesus Nogueira Negreiros Rosa

Um comentário:

  1. Maravilhoso ter descoberto os nomes das famílias. Tem notícias de Francisco Barbosa, Adélia Barbosa e Luiz Jardim, Ermelinda Jardim? Meus bisavós. Estou procurando para compor a biografia da minha mãe.

    ResponderExcluir